Município de Vila Franca de Xira combate praga da Lagarta-do-Pinheiro

Inicia-se no próximo mês de julho nos vários espaços do município onde existam pinheiros incluindo espaços escolares o Plano Preventivo de Controlo da Praga da Lagarta-do-Pinheiro também conhecida como Lagarta Processionária. As medidas de prevenção passam pela instalação de armadilhas em julho com o objetivo de capturar os machos. Nos meses de setembro e outubro será efectuada a pulverização química com inibidores de crescimento e até dezembro o município irá proceder à identificação, remoção manual e queima de ninhos que se tenham formado, assegurando ainda a colocação de fita com cola específica em redor do tronco do pinheiro, que irá prevenir a existência de ninhos não detetados. Todas estas operações serão realizadas por empresas da especialidade, estando acauteladas todas as medidas de segurança e de proteção ambiental para pessoas, animais e para as próprias espécies arbóreas. Paralelamente irá também ser desenvolvido pelo município um projecto que visa instalar casas-ninhos para acolher um predador natural da lagarta do Pinheiro, uma pequena ave chamada Chapim. Numa primeira fase as escolas do 1º Ciclo Básico onde existam pinheiros recebem em meados de setembro estes ninhos para acolher as primeiras aves.

 

Please follow and like us:

1 comentário a "Município de Vila Franca de Xira combate praga da Lagarta-do-Pinheiro"

  1. È a verdade, aqui em Castanheira do Ribatejo, há também uma praga de lagartas do pinheiro, há uns meses eu alertei a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira que um pinheiro em frente ao Centro Saúde de Castanheira do Ribatejo e assim por estar o pinheiro infestado e apodrecido em perigo de cair, foi removido por ordem da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira..
    Pois é uma acção digna que a Câmara Municipalde Vila Franca de Xira vai fazer contra essa maldita praga das largartas, que por esse motivo de elas existirem há cães hoje sem lingua e etc…
    É bom que assim seja para as extreminar..
    O meu bem haja tal decisão..
    Castanheira do Ribatejo, 19 de Junho de 2018
    Jaime Jorge Pereira

Comentar

Gostaste do que leste? Assina, faz gosto e partilha