Sorria, pela sua felicidade

Por Guida Alves* | A felicidade torna as pessoas mais sociáveis e altruístas, amplifica o seu amor por elas mesmas e pelos outros, aperfeiçoa a sua competência de resolver conflitos e fortalece-lhes o sistema imunitário. O efeito cumulativo significa que as pessoas com relacionamentos mais satisfatórios e bem sucedidos encontram carreiras particularmente de sucesso, e vivem vidas mais longas e saudáveis. Não admira que cada um de nós procure a felicidade, face aos benefícios emocionais e palpáveis que a alegria nos proporciona.
Um estudo de uma universidade americana diz que cerca de 50% do sentimento geral de felicidade é determinado geneticamente e por isso não pode ser alterado. Cerca de 10% deve-se às conjunturas gerais (nível educacional, rendimento, estado civil, entre outras) que são difíceis de alterar. Contudo ficamos a saber que os restantes 40% dependem do comportamento do dia a dia e da forma como pensa sobre si e sobre os outros.
Como não existem duas pessoas iguais, o que faz a si feliz não necessariamente faz outra pessoa contente. Mesmo assim, ao que tudo indica, algumas coisas estão mais frequentemente associadas à felicidade. Por exemplo, a verdadeira satisfação está relacionada a encontrar contentamento, evitar a inveja, cultivar amor pelos outros e desenvolver resiliência mental e emocional. Não há receitas infalíveis, mas há comportamentos que potencializam a felicidade. Por isso vá jantar fora. Vá a um concerto, ao cinema ou ao teatro. Vá de férias, ou tire uns dias para ir àquele lugar que anda a pensar há tanto tempo. Faça novas experiências, românticas, radicais com amigos e com a família. Empenhe-se verdadeiramente em experiências que realmente apresentam um bom retorno para o dinheiro que investe. Como disse Aristóteles, a felicidade depende de nós mesmos. As pessoas sorriem quando estão felizes mas também se sentem felizes quando sorriem. O efeito até funciona, quer as pessoas tenham ou não consciência do sorriso. Então sugere-se que, se quer saber como ser feliz, comporte-se como uma pessoa feliz.

*psicóloga na clínica Lusoxyra e escreve todos os meses na revista gira

Please follow and like us:

Faça o primeiro comentário a "Sorria, pela sua felicidade"

Comentar

Gostaste do que leste? Assina, faz gosto e partilha